São Matthias Nunes

Artista plástica :: Performer :: Atriz

Nasceu em Benguela, Angola em 1958.

Licenciou-se em Farmácia de Oficina e posteriormente estudou Escultura na ARCO e música na Academia dos Amadores de Música.

Em 2017 concluiu a licenciatura em Artes Performativas e posteriormente o mestrado em Artes Visuais Intermédia na Universidade de Évora com a tese Ludus Interface – O aleatório na improvisação artística em tempo real.

Fez um percurso científico a par do seu percurso artístico. Ganhou uma bolsa de investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Nuclear, onde foi investigadora científica entre 1987 e 1990.

Desde 1990 que expõe regularmente em galerias, bienais e outros espaços públicos e privados.  Já realizou mais de 15 exposições individuais, 20 colectivas.

A partir de 1995 começou a inaugurar as suas exposições com a realização de Performances num entrosamento com outras expressões artísticas como a Música e a Dança.

Interprete em peças como Anjos no Cabelo do Diabo, Sr. Urbano, Túmulo de Cães, Feras amestradas. Criou, encenou e coreografou vários projectos pluridisciplinares como Action Painting and Playing (2003), 60 segundos, Pro*vocação (2004), Pintar a Música (2009), Ecos do Amor (2013) e Paradoxys (2014).  Colabora reguarmente com orquestas e grupos de música contemporâna e jazz.

Em 2019 foi convidada para participar no Festival MIA (Música Improvisada da Atouguia da Baleia).

©2020 by São Matthias Nunes.